Drª Helena Presas falou aos nossos Voluntários

Drª Helena Presas falou aos nossos Voluntários



outubro 2017





Na última reunião mensal de voluntários do Centro Paroquial do Estoril, o Padre Paulo Malícia convidou a Drª Helena Presas, Diretora Executiva do Centro Social Paroquial do Campo Grande e Formadora da EntrAjuda em Gestão de Voluntariado, que começou por fazer o enquadramento jurídico do voluntariado, relembrando que em Portugal “o Voluntariado é o conjunto de ações de interesse social e comunitário realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projetos desenvolvidos por entidades públicas ou privadas”. Ou seja, só é considerado voluntário quem está numa Instituição sem fins lucrativos, como uma IPSS ou um Centro Paroquial.


E foi nesta lógica que a Drª Helena partilhou a importância do voluntário fazer o que a Instituição define que ele faça, sabendo que se falha, a Instituição tem de arranjar quem faça o trabalho que lhe estava atribuído. Ou seja, o voluntário tem de ser comprometido com o que acordou fazer.


Já na perspetiva da gestão do voluntariado, o desafio está em conseguir que o voluntário que até começa por motivos pessoais, como por exemplo ocupação do tempo livre, acabe por ficar “preso” pela causa que abraça e pelo resultado que a sua ação tem nos outros. Ou seja, deixa de fazer voluntariado por si, e passa a fazê-lo pelos outros! É também importante que a relação da Instituição com o voluntário seja transparente, clara e objetiva. Não pode haver “meias tintas”, e a gestão de voluntários deve arranjar voluntários para o trabalho e não trabalho para o voluntário.


Por fim, deu um grande enfoque à humanização que os voluntários trazem aos ambientes das Instituições, e ao papel essencial que os voluntários desempenham em fazer com que o projeto da Instituição seja maior!





Voltar

SRA. BOA NOVA

Sede - Centro Comunitário Sra. da Boa Nova
Rua Campo Santo, 441
2765-307 Estoril
Portugal

Tel: + 351 21 467 86 10
Fax: + 351 21 467 86 13
Email: mail@cpestoril.pt

©2012/2017 Centro Paroquial do Estoril | Todos os Direitos Reservados | by ebbo

Siga-nos: